Áreas Temáticas
GT01 –
Integralidade em Saúde
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir os cuidados em saúde sob o olhar da interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Uma vez que, a ‘integralidade’ constitui um dos eixos prioritários de uma política de saúde, visto que significa concretizar a saúde como uma questão de cidadania. Porquanto, a operacionalização da saúde deve acontecer a partir da superação de obstáculos e a implantação de inovações no cotidiano dos serviços de saúde, nas relações entre os níveis de gestão do SUS e nas relações destes com a sociedade. A interprofissionalidade abarca todas as questões de mudanças nas práticas profissionais e na formação pautadas pelas mudanças curriculares para a formação em saúde.
Escopo:
- Práticas de cuidado em saúde
- Gestão do SUS
- Planejamento em saúde
- Formação em saúde
- Políticas públicas em saúde
- Direitos humanos e equidade em saúde (Gênero, raça, LGBT, entre outros).
GT02-
Meio Ambiente
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir a relação das atividades exercidas pelo homem e o meio ambiente, que podem causar impactos positivos e negativos. Tais impactos modificam a dinâmica natural dos ecossistemas, em diversas esferas, podendo resultar em danos irreversíveis ao meio ambiente. No sentido de diagnosticar tais impactos, bem como meios de mitigá-los.
Escopo:
- Educação e Sustentabilidade Ambiental
- Ecologia Aplicada
- Legislação Ambiental
- Química Ambiental
- Gestão de Recursos Hídricos
- Gerenciamento de Resíduos
- Políticas Ambientais
GT3 –
Formação de professores
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir o conjunto de estudos e pesquisas que tratam das concepções, políticas e práticas de formação de professores em diferentes contextos. Busca-se oportunizar um espaço de reflexão onde a pluralidade de estudos acerca da formação de professores possa ser socializada na comunidade científica. Apresentará diferentes pesquisas da formação docente realizadas na educação superior e na educação básica.
Escopo:
- Prática pedagógica
- Modalidades de ensino
- TICs (tecnologias da informação e comunicação),
- Ensino de Biologia, Química, Física e Matemática
- Planejamento e ação docente
- Natureza e Organização do Trabalho Educativo Políticas Públicas
- Fundamentos Filosóficos e Prática Docente
- Desenvolvimento e a Prática Docente.
GT4 –
Práticas Integrativas e Complementares e Saberes populares
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir reflexões epistemológicas, éticas e políticas sobre aspectos relacionados à saúde e a diversidade de sentidos do processo saúde-doença-cuidado, trazendo em seu âmago a utilização e desenvolvimento de práticas integrativas de cuidados e práticas tradicionais de cura, pautadas na mente/ corpo/espírito, bem como práticas populares desenvolvidas pela comunidade, que visem à integração ser humano-natureza, por meio de ações ecológicas, para o manuseio e sustentação da vida.
Escopo:
- Práticas de cuidado e terapêuticas na Atenção Básica
- Gestão do Cuidado
- Racionalidades em saúde
- Formação acadêmica em Práticas Integrativas e Complementares
- Educação Popular em Saúde
- Inter e transdisciplinaridade em saúde
- Política públicas de Práticas Integrativas e Complementares
- Saberes e práticas não institucionalizadas
- Espiritualidade na saúde
- Saberes Populares e Tradicionais
GT5 –
Educação e Ciência na discussão sobre currículo
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir como espaços político-sociais, incluindo escolas e universidades, se caracterizam e possuem ritos, conflitos e desafios permeados por aspectos sócio-econômico-culturais que, ao serem pensados e enfrentados pelos sujeitos envolvidos, podem enriquecer e renovar ações pedagógicas. A ciência e a tecnologia tanto integram o cotidiano das pessoas quanto constituem estudos, pesquisas e elementos curriculares no meio escolar e acadêmico.
Escopo:
- Ensino de Ciências
- Relação entre educação e ciência
- Estudos e discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- Estudos e discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- Estudos e discussões sobre o Plano Nacional de Educação
- Conhecimentos e competências desenvolvidos na Educação Básica ou na Educação Superior
- Concepções e práticas de currículo na Educação Básica ou na Educação Superior
- Currículo e interdisciplinaridade
- Currículo e educação inclusiva
GT6 –
Relatos e Experiências em Educação
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir como as experiências e práticas desenvolvidas no cotidiano escolar e universitário favorece o enriquecimento de novas práticas trazendo motivação e aprimoramento constante do currículo e da formação dos sujeitos envolvidos nessas práticas.
Escopo:
- Práticas em sala de aula
- Práticas de ensino realizadas na comunidade
- O lúdico no ensinar e aprender
- O uso de tecnologias na educação
- Relatos de aulas práticas no ensino-aprendizagem de ciências
- Articulação ensino-pesquisa-extensão
- Práticas em que ocorra a evidência de participação de bolsista de cursos de graduação
- Iniciativas de atuação de egressos junto à universidade
- Relatos de percepções e experiências de professores colaboradores e de egressos na interação com a comunidade e a universidade
- Relatos e experiências de estudos de pós-graduação
- Relatos de pesquisas relacionadas à monitoria
GT7 –
Relatos de experiências e pesquisa em Saúde e Ciências Humanas e Sociais
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir relatos de experiências e pesquisas envolvendo membros da comunidade, discentes, docentes, profissionais e gestores que participam direta ou indiretamente de ações de cuidado, educação e desenvolvimento científico e tecnológico voltados à saúde de indivíduos, famílias e comunidade. Bem como, aspectos e contextos psicossociais e suas relações com as formas de cuidado, assistência e a comunidade.
Escopo:
- Análises de situação de saúde depopulações
- Análise experimental de terapêuticas em saúde nos seus múltiplos aspectos
- Avaliação de intervenções emsaúde
- Desenvolvimento de produtos na perspectiva dasaúde
- Estudos e análises de elementos psicossociais no cuidado e assistência emsaúde
- Pesquisas de desenho qualitativosdiversos
GT08 – Ciência,
Tecnologia e Sociedade
Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir a evolução da ciência e tecnologia, sua crescente inter-relação, até chegarem a fazer parte das preocupações políticas e estratégicas das nações modernas. Ciência e tecnologia percorreram, ao longo da história, caminhos a princípio distintos até tornarem-se praticamente indissociáveis e fator central do vertiginoso progresso da humanidade.
Escopo:
- Ciências exatas e da terra
- Física da matéria condensada, física nuclear, física de partículas e campos, cosmologia
- Análise, álgebra, geometria, equações diferenciais, matemática aplicada, probabilidade e estatística.
- Ciência e Tecnologia de Alimentos, físico-química, química analítica. cromatografia, química ambiental, química orgânica
- Biologia, botânica, bioinformática, biotecnologia.