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Áreas Temáticas

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 19h04

GT01 –

Integralidade em Saúde

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir os cuidados em saúde sob o olhar da interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Uma vez que, a ‘integralidade’ constitui um dos eixos prioritários de uma política de saúde, visto que significa concretizar a saúde como uma questão de cidadania. Porquanto, a operacionalização da saúde deve acontecer a partir da superação de obstáculos e a implantação de inovações no cotidiano dos serviços de saúde, nas relações entre os níveis de gestão do SUS e nas relações destes com a sociedade. A interprofissionalidade abarca todas as questões de mudanças nas práticas profissionais e na formação pautadas pelas mudanças curriculares para a formação em saúde.

Escopo:

  • Práticas de cuidado em saúde
  • Gestão do SUS
  • Planejamento em saúde
  • Formação em saúde
  • Políticas públicas em saúde
  • Direitos humanos e equidade em saúde (Gênero, raça, LGBT, entre outros).

 

GT02-

Meio Ambiente

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir a relação das atividades exercidas pelo homem e o meio ambiente, que podem causar impactos positivos e negativos. Tais impactos modificam a dinâmica natural dos ecossistemas, em diversas esferas, podendo resultar em danos irreversíveis ao meio ambiente. No sentido de diagnosticar tais impactos, bem como meios de mitigá-los.

Escopo:

  • Educação e Sustentabilidade Ambiental
  • Ecologia Aplicada
  • Legislação Ambiental
  • Química Ambiental
  • Gestão de Recursos Hídricos
  • Gerenciamento de Resíduos
  • Políticas Ambientais

 

GT3 –

Formação de professores

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir o conjunto de estudos e pesquisas que tratam das concepções, políticas e práticas de formação de professores em diferentes contextos. Busca-se oportunizar um espaço de reflexão onde a pluralidade de estudos acerca da formação de professores possa ser socializada na comunidade científica. Apresentará diferentes pesquisas da formação docente realizadas na educação superior e na educação básica.

Escopo:

  • Prática pedagógica
  • Modalidades de ensino
  • TICs (tecnologias da informação e comunicação),
  • Ensino de Biologia, Química, Física e Matemática
  • Planejamento e ação docente
  • Natureza e Organização do Trabalho Educativo Políticas Públicas
  • Fundamentos Filosóficos e Prática Docente
  • Desenvolvimento e a Prática Docente.

 

GT4 –

Práticas Integrativas e Complementares e Saberes populares

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir reflexões epistemológicas, éticas e políticas sobre aspectos relacionados à saúde e a diversidade de sentidos do processo saúde-doença-cuidado, trazendo em seu âmago a utilização e desenvolvimento de práticas integrativas de cuidados e práticas tradicionais de cura, pautadas na mente/ corpo/espírito, bem como práticas populares desenvolvidas pela comunidade, que visem à integração ser humano-natureza, por meio de ações ecológicas, para o manuseio e sustentação da vida.

Escopo:

  • Práticas de cuidado e terapêuticas na Atenção Básica
  • Gestão do Cuidado
  • Racionalidades em saúde
  • Formação acadêmica em Práticas Integrativas e Complementares
  • Educação Popular em Saúde
  • Inter e transdisciplinaridade em saúde
  • Política públicas de Práticas Integrativas e Complementares
  • Saberes e práticas não institucionalizadas
  • Espiritualidade na saúde
  • Saberes Populares e Tradicionais

 

GT5 –

Educação e Ciência na discussão sobre currículo

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir como espaços político-sociais, incluindo escolas e universidades, se caracterizam e possuem ritos, conflitos e desafios permeados por aspectos sócio-econômico-culturais que, ao serem pensados e enfrentados pelos sujeitos envolvidos, podem enriquecer e renovar ações pedagógicas. A ciência e a tecnologia tanto integram o cotidiano das pessoas quanto constituem estudos, pesquisas e elementos curriculares no meio escolar e acadêmico.

Escopo:

  • Ensino de Ciências
  • Relação entre educação e ciência
  • Estudos e discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • Estudos e discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
  • Estudos e discussões sobre o Plano Nacional de Educação
  • Conhecimentos e competências desenvolvidos na Educação Básica ou na Educação Superior
  • Concepções e práticas de currículo na Educação Básica ou na Educação Superior
  • Currículo e interdisciplinaridade
  • Currículo e educação inclusiva

 

GT6 –

Relatos e Experiências em Educação

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir como as experiências e práticas desenvolvidas no cotidiano escolar e universitário favorece o enriquecimento de novas práticas trazendo motivação e aprimoramento constante do currículo e da formação dos sujeitos envolvidos nessas práticas.

Escopo:

  • Práticas em sala de aula
  • Práticas de ensino realizadas na comunidade
  • O lúdico no ensinar e aprender
  • O uso de tecnologias na educação
  • Relatos de aulas práticas no ensino-aprendizagem de ciências
  • Articulação ensino-pesquisa-extensão
  • Práticas em que ocorra a evidência de participação de bolsista de cursos de graduação
  • Iniciativas de atuação de egressos junto à universidade
  • Relatos de percepções e experiências de professores colaboradores e de egressos na interação com a comunidade e a universidade
  • Relatos e experiências de estudos de pós-graduação
  • Relatos de pesquisas relacionadas à monitoria

 

GT7 –

Relatos de experiências e pesquisa em Saúde e Ciências Humanas e Sociais

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir relatos de experiências e pesquisas envolvendo membros da comunidade, discentes, docentes, profissionais e gestores que participam direta ou indiretamente de ações de cuidado, educação e desenvolvimento científico e tecnológico voltados à saúde de indivíduos, famílias e comunidade. Bem como, aspectos e contextos psicossociais e suas relações com as formas de cuidado, assistência e a comunidade.

Escopo:

  • Análises de situação de saúde depopulações
  • Análise experimental de terapêuticas em saúde nos seus múltiplos aspectos
  • Avaliação de intervenções emsaúde
  • Desenvolvimento de produtos na perspectiva dasaúde
  • Estudos e análises de elementos psicossociais no cuidado e assistência emsaúde
  • Pesquisas de desenho qualitativosdiversos

 

GT08  Ciência,

Tecnologia e Sociedade

Este Grupo de Trabalho tem como intuito discutir a evolução da ciência e tecnologia, sua crescente inter-relação, até chegarem a fazer parte das preocupações políticas e estratégicas das nações modernas. Ciência e tecnologia percorreram, ao longo da história, caminhos a princípio distintos até tornarem-se praticamente indissociáveis e fator central do vertiginoso progresso da humanidade.

Escopo:

  • Ciências exatas e da terra
  • Física da matéria condensada, física nuclear, física de partículas e campos, cosmologia
  • Análise, álgebra, geometria, equações diferenciais, matemática aplicada, probabilidade e estatística.
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos, físico-química, química analítica. cromatografia, química ambiental, química orgânica
  • Biologia, botânica, bioinformática, biotecnologia.
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